HomeArtigosCinco frases que já fizeram Sucesso nas empresas
 ARTIGOS
Cinco frases que já fizeram Sucesso nas empresas

Por Carlos Faccina


Trabalhei com seis Chefes de Mercado Brasileiro na Nestlé, suíços e brasileiros. Apesar da diferenças de nacionalidade, cultura e formação, todos tinham uma frase em comum : ” A única certeza é a mudança”.

Inspirado nessa frase, apresento outras cinco que fizeram muito sucesso ao longo do tempo. Foram passaporte para recrutamento e seleção, progresso na carreira, ou ainda apresentavam o homem certo para o lugar certo. São elas:

1. Domino Inglês. Ainda vital para qualquer pretensão de carreira, quer em pequenas , médias e grandes empresas (Multinacionais ou Nacionais), deixou se ser uma vantagem e hoje é pré requisito. Sem inglês nada feito, mas alardear isso cai no vazio

2. Sou formado em uma boa Escola de Administração. Verdade até o momento em que o tipo de formação universitária define os rumos do sucesso. A ênfase nos aspectos técnicos da função, daí a vantagem de administradores e por vezes, engenheiros. A competitividade mudou essa equação. As empresas procuram, hoje, mais que a natureza do seu diploma e mais seus traços de personalidade, a exemplo de intuição, agressividade, resiliências, etc.

3. Tenho experiência. A exemplo do diploma de administrador isso já foi símbolo e passagem para a contratação. Não que a experiência não tenha importância, afinal de contas é uma excelente ferramenta para criar na linguagem informal da gestão “couro grosso”. Mais que a experiência, a seleção de candidatos está mais voltada para a capacidade do candidato em enfrentar situações adversas, solucionar crises e sobretudo ter um olhar voltado para as oportunidade.

4. Sou expert em informática. Até em torno de 2005, remanesciam, nas empresas, gerentes e diretores da velha guarda que se mostravam reféns dos que tinham habilidade e facilidade com os sistemas de informática. Os últimos anos marcaram um progresso acentuado, mesmo entre os “velhinhos” que procuram se atualizar. Hoje é pré requisito, a exemplo do Inglês.

5. Lidero projetos até o fim, não deixo algo inacabado. Comportamento e ação apreciada num mercado que demonstrava mais certezas que incertezas. Hoje, abandonar um projeto pode ser e é, por muitas vezes, sinal de bom senso. Dependendo do tempo e da volatilidade do mercado, deixar um projeto de lado, em prol de outro, pode demonstrar inteligência e capacidade de compreender o mercado num dado momento. Pode ser que o mercado não está propenso ao produto final do dado projeto em andamento, como se supunha.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 22/04/2014

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®